Nesta curiosa fábula da Grécia Antiga, o deus Hermes (Mercúrio para os romanos) recompensa a honestidade e castiga a desonestidade.
O curioso é que Hermes é o deus dos ladrões — então poderíamos pensar que ele não tem muita moral para castigar os desonestos… Existe uma explicação para essa contradição, e está ligada ao tipo de personagem que Hermes é, e o que ele representa na visão de mundo dos gregos antigos. Mas isso fica para outra vez.
Por hoje, vamos à história, que além de nos ensinar sobre a virtude, nos apresenta algumas palavras novas com as quais podemos aumentar nosso vocabulário.

O Lenhador e Hermes
Um lenhador, quando partia lenha à margem de um rio, perdeu de repente o machado. Não sabendo o que fazer, sentou-se numa pedra e começou a chorar.
Hermes, apiedado, arrojou-se ao rio e voltou com um machado de ouro, perguntando-lhe se era o que ele perdera. Respondeu o lenhador que não, e Hermes mergulhou outra vez, para voltar, logo em seguida, com um de prata. Mas o lenhador disse-lhe que também aquele não era o dele.
Finalmente, Hermes, após desparecer sob as águas pela terceira vez, devolveu-lhe o machado perdido, que o lenhador reconheceu imediatamente.
Hermes, admirado de tão grande honradez, deu-lhe os outros dois de presente.
Ao voltar para o meio dos companheiros, contou-lhes o lenhador o que lhe acontecera, e um deles resolveu imediatamente fazer a mesma coisa. Assim, encaminhou-se para a margem do rio e a ele atirou intencionalmente o machado. Depois, sentando-se, começou a chorar. Hermes não tardou em se lhe apresentar e, sabida a causa daquelas lágrimas, atirou-se ao rio para lhe trazer um machado de ouro e perguntar-lhe se era realmente o que fora perdido. O tratante, contentíssimo, logo exclamou:
— Sim, sim, é esse!
O deus, então, revoltado com tamanha desfaçatez, não somente guardou o machado de ouro, como também não lhe devolveu o perdido.
Os deuses, se favorecem os honrados, perseguem os biltres.
*
Gostou desta história? Então confira também a fábula de Esopo sobre o javali e a raposa.
*
Palavras novas:
apiedado = sentindo piedade, pena de alguém
arrojar = jogar, lançar
honradez = integridade, honestidade
tratante = desonesto
desfaçatez = “cara de pau”, sem-vergonhice
Um comentário em “[Fábula de Esopo] O Lenhador e Hermes”