
Estou falando do seu currículo, mas não só. E se aquela pessoa tão interessante com quem você está trocando mensagens de WhatsApp for das que perde todo o interesse no interlocutor assim que vê esse erro de ortografia?
Não é justo, eu sei. Mas acontece. Então, por que não investir uns minutos aprendendo quando usar mais, mas e más? Você vai ver que compensa!
Más notícias (ou não)
Comecando pelo mais fácil: más. É simplesmente o contrário de boas.
Tenho uma má notícia. Tenho más notícias. (Não tenho não, viu? É só um exemplo.)
Suas ideias não são nada más!
Se quer saber um pouco mais de gramática, aqui vai: má é um adjetivo (palavra que dá uma qualidade a uma coisa/pessoa etc.). A forma más é o plural.
Então, regrinha simples: se dá para substituir por boas sem a frase ficar bizarra, más é a palavra certa. Se não, esquece: você precisa de mais ou mas.
Mais uma vez…
Agora a coisa fica mais séria. Mais é o contrário de menos. É usado para indicar adição; tanto que é o nome de um sinal matemático, seu velho conhecido: +
Além do caso de adições matemáticas, usamos mais quando falamos de acrescentar, aumentar, ajuntar.
Por exemplo:
Você me dá mais um pedaço de bolo? (Hmm… bolo de fubá…)
Está tudo tão bom aqui. O que mais eu poderia querer?
Não aguento mais isso.
Em termos de gramática: mais é um advérbio. Acrescenta um elemento ao verbo.
dar > dar mais; querer > querer mais; aguentar > aguentar mais
Mas como assim?
Enfim, a palavra mas. Infelizmente, acabamos pronunciando-a como se fôsse mais. Mas é errado. Mas é mas, e deve ser pronunciada assim.
Para que serve essa palavra? Para opor uma frase a outra, uma ideia a outra. Ela indica um obstáculo ou impedimento a uma ideia exprimida antes.
Queria ficar conversando, mas tenho de estudar.
Estou com fome de bolo, mas ele já acabou.
Queria um Mentos, mas não tenho mais nenhum.
(Notou como mas e mais têm funções diferentes na frase? Mas indica oposição ao meu desejo: estou com vontade de comer Mentos, só que vou ficar sem satisfazê-la. Mais indica acréscimo: tenho 0 + 0 Mentos.)
Em termos de gramática: mas é uma conjunção. Conjunções servem para unir duas frases, formando um período.
Regra simples: se dá para substituir por só que, contudo, todavia, no entanto – mas é a palavra certa.
Em suma
- más: contrário de boas
- mais: contrário de menos
- mas: o mesmo que só que
Três minutos, e você já está sabendo as regras. Não disse que era um bom investimento? Agora você só tem de lembrar, praticar… e sair por aí causando uma boa impressão!
*
Se este post foi útil para você, curta e compartilhe! E se ainda tiver alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo.