[Lenda russa] A Poesia

Os homens não sonhavam acordados. Lutavam com encarniçamento pela conquista do pão. Odiavam-se mutuamente. Havia o sol, a lua, o firmamento, azul quando era dia, ou recamado de estrelas quando a noite invadia a natureza; havia flores, perfumes, mulheres e crianças; havia o mar, as montanhas, as árvores.

Porém, os homens, de coração voltado apenas para as necessidades da vida material, não tinham olhos para tanta beleza e arrastavam-se pesadamente pelas intermináveis estradas do mundo.

O mar apiedou-se da pobre humanidade. E, reunindo na mesma criatura sua inefável paz dos dias de calmaria, a frenética rebelião das horas de borrasca, a luz da bonança, a escuridão das tormentas, deu nascimento à Poesia. Deu-lhe mais: acentos de paixão, a alegria do canto, a suavidade, a leveza, clangor de trombetas, murmurar de fontes, enfim, tudo quanto significasse encantamento, música e beleza.

A Poesia, filha do mar, encaminhou-se para o meio dos homens. Afagou rostos impassíveis, pôs centelhas em olhos apagados e, em cada coração humano, as notas delicadas de leves canções. E os homens dançaram, riram e choraram.

E então, perceberam o azul do céu, o lamento do verde mar, o perfume das flores; suspiraram, acompanhando o voo leve das aves; alegraram-se, ouvindo o riso ingênuo das crianças; enfim, conheceram o amor.

Fios invisíveis ligaram os sonhos das criaturas humanas ao céu estrelado, e Deus penetrou em cada coração.

*

Extraído de: Enciclopédia Universal da Fábula, vol. XII; Editora das Américas. Tradução de Oscar Paes Leme. (Seja lá você quem você tenha sido, Sr. Oscar, muito obrigada!)
Imagem: captura de tela do filme Dr. Jivago (1965)

*

Gostou desta lenda russa? Então você gostará também de ler este conto tradicional da Letônia.

Um comentário em “[Lenda russa] A Poesia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s